30 ºC

30 ºC

23 ºC

30 ºC

29 ºC

33 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Mais um dia seco com tarde quente em grande parte da região

Na sexta-feira (22/08) o tempo seguirá com predomínio de sol em toda a região devido a atuação de uma massa de ar seco. As temperaturas se elevam e à tarde a umidade relativa do ar ficará baixa com valores inferiores a 30%, principalmente nas cidades do Vale.
No sábado 23/08 será de tempo com predomínio de sol em toda a região. Nas primeiras horas da manhã será com temperaturas amenas permanecendo a chance de formação de nevoeiros em algumas áreas da Serra e Vale. Na parte da tarde haverá temperatura alta e umidade relativa do ar baixa.

Tendência para os próximos dias:
No domingo (24/08) o dia será com predomínio de sol em toda a região. Nas primeiras horas da manhã será com temperaturas amenas e à tarde, haverá temperatura alta e umidade relativa do ar baixa.
Na segunda-feira (25/08) segue o tempo seco em toda a região. Umidade abaixo de 30% no período da tarde em algumas áreas do vale e Serra.
Atualizado: 22/08/2014
Discussão Sinótica
Anticiclone em 500 hPa deixa o tempo aberto e seco na região

A carta do tempo das 06Z de hoje (22/08), tem a presença em superfície de uma alta pressão de 1020 hPa entre MG e o ES, associada a um pulso da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Este sistema reflete para os demais níveis da troposfera, em especial em 500 hPa, e favorece o mecanismo de subsidência na coluna. Desta forma o tempo prevalece com predomínio de sol e ar seco. Ao longo do dia, as temperaturas máximas ficarão elevadas e a umidade relativa do ar diminuirá até valores próximos de 25%. Esta situação meteorológica deverá predominar, pelo menos, até a próxima segunda-feira (25/08). Pelo menos até essa data, o tempo ficará muito seco e quente, situação propícia para a formação de focos de incêndios e episódios de poluição atmosférica.
Esta situação meteorológica prevista para os próximos dias também deverá impactar na saúde, aumentando os casos de irritação nos olhos, garganta e nariz de indivíduos sadios, além de piorar a situação de pessoas com rinite alérgica e asma.
Na terça-feira (26/08) com a chegada de frente fria no sul do Estado de SP o tempo deverá mudar, com aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas no Alto Vale e região Bragantina.

Elaborado pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
# ºC
# mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
# ºC
24.0 ºC
0.0 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
# ºC
32.5 ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
# ºC
29.5 ºC
0.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas