26 ºC

25 ºC

20 ºC

26 ºC

25 ºC

27 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Aumenta a instabilidade na região no final de semana

Neste sábado (20/09) o tempo deverá mudar em toda a região, com muitas nuvens e condição para chuva pela manhã e pancadas de chuva, principalmente a partir do final da tarde. Haverá chance de ocorrência de chuva forte em algumas localidades. As temperaturas máximas estarão em declínio.
No domingo (21/09) o tempo ficará nublado ou encoberto com períodos de chuva no Litoral. Nas demais áreas o tempo ficará com chuva pela madrugada e manhã. As temperaturas máximas estarão em declínio em toda a região.

Tendência para os próximos dias:
Na segunda-feira (22/09) o tempo ficará com céu parcialmente nublado em grande parte da região. No Litoral o tempo poderá ficar mais nublado. As temperaturas máximas estarão em gradativa elevação.
Na terça-feira (23/09) o sol aparecerá entre poucas nuvens em toda a região. A temperatura estará elevada na parte da tarde.
Luiz Kondraski de Souza
Atualizado: 20/09/2014
Discussão Sinótica
Cavado influencia a região

Na análise da carta sinótica das 06Z do dia 20/09 observa-se a formação de uma ciclogênese, embebida na borda oeste circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS, e uma frente fria de característica subtropical no oceano está nas proximidades do litoral do PR. Nota-se que tem fraco gradiente de pressão. Este sistema tem um cavado de onda curta na média troposfera acoplado adentro do continente. Entretanto, o cavado atuante no continente é que favoreceu o aumento de nuvens em toda a região, inclusive com chuva fraca na madrugada e começo do dia em algumas áreas. Hoje a tarde aumentarão as condições para pancadas de chuva, principalmente no Alto Vale e na Serra, que deverá se deslocar entre a noite e madrugada de domingo para as demais áreas da região. No domingo (21/09) a frente fria passará pela região e trará o ar frio. Com isto, haverá chance de chuva fraca entre a madrugada e parte da manhã, principalmente no Vale Histórico e no decorrer do dia no Litoral. As temperaturas máximas terão um declínio em toda a região. No início da próxima semana o tempo ainda estará com nuvens e temperatura relativamente mais baixa, pois o anticiclone na retaguarda do sistema favorecerá ventos de leste/sudeste. No decorrer da semana o anticiclone se deslocará para nordeste e favorecerá ventos de nordeste, fazendo com que o sol volte a aparecer na região e a temperatura entrará em gradativa elevação.
Elaborado às 06Z pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
# ºC
# mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
# ºC
24.0 ºC
0.0 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
# ºC
37.0 ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
# ºC
33.0 ºC
0.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas