26 ºC

27 ºC

19 ºC

27 ºC

25 ºC

30 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Predomínio de sol na região

Na quarta-feira (23/07) ainda haverá predomínio de sol na região. As temperaturas estarão em elevação.
Na quinta-feira (24/07) haverá aumento da nebulosidade no decorrer do período. A partir da tarde o tempo estará mais nublado e a noite haverá chance de pancadas de chuva, que poderá ser forte em algumas localidades.


Tendência para os próximos dias:

Na sexta-feira (25/07) o tempo ficará com bastante nebulosidade com chuva no litoral. No Vale e na Serra da Mantiqueira o dia será encoberto com chuva isolada, principalmente entre a madrugada e manhã, A temperatura máxima estará baixa.
No sábado (26/07) a tendência é de tempo com variação de nebulosidade em grande parte da região. A temperatura estará baixa.

Atualizado durante o período da manhã pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza
Atualizado durante o período da tarde pelo Meteorologista Bruno Miranda
Atualizado durante à noite pela Meteorologista Naiane Araujo
Atualizado: 23/07/2014
Discussão Sinótica
Anticiclone influencia o tempo na região

A carta do tempo das 18Z de hoje (22/07) mostra que nossa região ainda encontra-se influenciada pela borda ocidental do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul(ASAS). Este sistema de alta pressão favorece a ocorrência de dias com pouca nebulosidade, secos e com amplitude térmica diária elevada. Isto significa que as mínimas são relativamente baixas e as máximas são amenas ou relativamente mais altas. Na tarde desta terça-feira (22/07) a umidade relativa do ar na região variou entre 30% e 40%.
A tendência é que esta situação persista até amanhã (23/07). No período da tarde a umidade relativa do ar ficará baixa em algumas localidades do Vale e da Serra. Não se descarta também a ocorrência de episódios isolados de poluição atmosférica, devido à falta de ventilação atmosférica determinada pela atuação de um sistema de alta pressão na troposfera média. Por isso, recomenda-se a prática ilegal de queimadas nas áreas rurais ou próximas às cidades.
A partir da tarde ou noite de amanhã (24/07) a aproximação e chegada de uma frente fria deverá provocar pancadas de chuvas localidades em algumas localidades da região. Haverá chance de ocorrência de chuva forte localizada com alto potencial de severidade.
Na sexta-feira (25/07) ainda choverá durante a madrugada e manhã sobre algumas localidades do Vale, Serra e Litoral. Porém, ao longo do período o tempo melhorará em toda a região. As temperaturas estarão em declínio.
Elaborado por Gustavo Carlos Juan Escobar
Atualizado às 12Z por Bruno Miranda
Atualizado às 18Z por Naiane Araujo CPTEC/INPE
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
# ºC
# mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
# ºC
21.5 ºC
0.0 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
# ºC
29.0 ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
# ºC
25.5 ºC
0.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas