Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
» Monitoramento de Precipitação para o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - Defesa Civil
Pancadas de chuva em grande parte da região

Na segunda-feira (20/10) haverá muitas nuvens e chuva fraca ao longo do período da manhã e a partir da tarde em várias áreas que poderão ser acompanhadas de trovoadas e vento forte. As temperaturas máximas estarão em declínio.
Na terça-feira (21/10) o dia será encoberto com chuva isolada. As temperaturas estarão baixas, principalmente as máximas.

Tendência para os próximos dias:
Na quarta-feira (22/10) o tempo estará instável no litoral e bastante nublado nas demais áreas. As temperaturas máximas estarão baixas.
Na quinta-feira (23/10) haverá variação de nebulosidade nas áreas do Vale e da Serra. No litoral Norte o período será instável. As temperaturas máximas estarão baixas.
Atualizado: 20/10/2014
Discussão Sinótica
Cavado de onda curta instabiliza a região

Na análise sinótica da carta de superfície da 00Z de hoje (19/10), observa-se o escoamento entre a superfície e 850 hPa de norte/noroeste que ajuda a transportar ar relativamente mais quente e úmido para a nossa região. Entre 500 e 250 hPa o escoamento tem direção oeste/sudoeste associado ao padrão anticiclônico, reflexo do sistema de alta pressão do nível de 500 hPa, cujo centro está posicionado entre SP e MG. O padrão anticiclônico em 500 hPa inibe a formação e desenvolvimento de nuvens significativas, bem como o aumento da estabilidade sobre a sua área de atuação. Entretanto, observa-se que há um cavado de onda curta em 850 hPa e difluência em 250 hPa sobre nossa região, fatores que favorecem o levantamento de massa e aumento da instabilidade gerada pela termodinâmica local, intensificada no período vespertino. Por isso, observa-se a ocorrência de pancadas de chuva entre o final da tarde e esta noite entre a região do Vale, sul de MG e sul do RJ. A temperatura máxima atingiu o valor de 40°C em SJC e a umidade relativa do ar atingiu 14%.
O tempo deverá continuar instável a partir de segunda-feira (20/10), quando uma frente fria se aproximará da nossa região e contribuirá para quebrar o bloqueio atmosférico, gerado pelo sistema anticiclônico em 500 hPa e com isso trará novamente pancadas de chuva, além de queda de temperatura e aumento da umidade do ar pelo menos até o dia 22/10, também influenciado pela presença de uma alta pressão no Atlântico.
CPTEC/INPE
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
# ºC
# mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
# ºC
30.5 ºC
0.0 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
# ºC
42.0 ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
# ºC
39.0 ºC
0.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas