27 ºC

26 ºC

20 ºC

26 ºC

25 ºC

30 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Chance de chuva fraca na região


Nesta quinta-feira (17/04) haverá variação de nebulosidade e chance para ocorrência de pancadas de chuva em pontos isolados da região a partir da tarde. No Litoral Norte o tempo permanecerá nublado com curtos períodos de sol e chance de chuva fraca e isolada. As temperaturas máximas estarão em elevação.

Na sexta-feira (18/04) o tempo será de sol entre nuvens em grande parte da região, na faixa litorânea. As temperaturas máximas estarão em elevação.

Tendência para os próximos dias:

No sábado (19/04) a tendência é de tempo com sol entre nuvens, a tarde há pequena chance de pancadas de chuva isoladas entre a Serra e o Vale. As temperaturas máximas estarão em elevação.
No domingo (20/04)ocorrerão pancadas de chuva em toda a região. As temperaturas estarão em elevação.
Atualizado: 16/04/2014
Discussão Sinótica
Transporte de umidade do mar para o continente deixa o tempo instável

Na análise sinótica das 18Z de hoje (16/04) nota-se que a instabilidade sobre a nossa região é mantida devido ao transporte de umidade do oceano para o continente através da circulação associada a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) em níveis mais baixos da atmosfera. Além disso, nas camadas média e alta da atmosfera (500 e 250 hPa) é possível verificar a predominância de escoamento ciclônico, associado a presença de cavado de onda curta. Este cavado contribui com a advecção de vorticidade ciclônica e induz a convergência em baixos níveis. Na quinta-feira (17/04) a ASAS se deslocará para leste no decorrer do período e isso deverá favorecer a mudança dos ventos de sudeste para nordeste ao longo do dia sobre a nossa região. Esta configuração sinótica também deverá dificultar a formação de instabilidade e consequentemente contribuir para que haja uma elevação gradual das temperaturas, devido a uma maior exposição solar. Desta maneira, a chance de chuva é pequena e ficará restrita apenas ao Litoral Norte. Na sexta-feira e sábado (18/04 e 19/04) o quadro sinótico não sofrerá mudanças significativas, com a manutenção do escoamento de nordeste o tempo deverá firmar ainda mais. No sábado há pequena chance do aumento de instabilidade em áreas isoladas da Serra da Mantiqueira. No domingo (20/04) à princípio um sistema frontal deverá se aproximar da região, contribuindo para o aumento da instabilidade. No entanto, essa previsão apresenta uma confiabilidade razoável, devido às incertezas dos modelos meteorológicos quanto ao posicionamento da nova frente fria. Desta maneira, o GPT recomenda acompanhar diariamente as atualizações na previsão de tempo.
Elaborado pelo Meteorologista João Caetano Mancini Vaz
Atualizado as 12Z pelo Meteorologista Pedro Nazareno Ferreira da Costa
Atualizado às 18Z por Caroline Vidal
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
16.5 ºC
19.5 ºC
0.0 mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
13.5 ºC
17.0 ºC
1.8 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
18.5 ºC
22.0 ºC
4.2 mm
Cach. Paulista
18.5 ºC
20.5 ºC
8.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas