Mapas de Precipitação Observada e Prevista
Observada : 24h | 48h | 72h
Previsão Climática
Previsão para o trimestre MJJ/2017 para o Semiárido

A previsão climática por consenso para o trimestre Maio, Junho e Julho de 2017 (MJJ/2017), baseada na análise diagnóstica das condições oceânicas e atmosféricas globais e nos prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal, indica que para uma parte da região Semiárida (região que inclui o leste do Piaui, norte da Bahia, oeste dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas além de todo o estado do Ceará) a previsão é que a categoria com maior probabilidade de ocorrer seja a abaixo da faixa normal climatológica (45%) seguida da categoria dentro da faixa climatológica (35%). Sobre as demais partes dessa região não há baixa previsibilidade para o período, o que implica em igual probabilidade para as três categorias, ou seja a precipitação tem a mesma probabilidade de ficar acima, próxima ou abaixo da média histórica. As tempertaturas do Oceano Pacifico equatorial estão dentro da normalidade, porém a maioria dos modelos prevê um aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial Central no segundo semestre, todavia com menor intensidade do que o previsto nos últimos meses. Com isso, a possibilidade de estabelecimento de um fenômeno "El Niño" é menor do que apontado pelas previsões nos últimos meses
Detalhes da previsão climática estão disponíveis no Boletim Infoclima no link http://infoclima1.cptec.inpe.br/
Atualizado:17/05/2017
Explicativo
A precipitação observada é estimada utilizando um novo método elaborado pelo CPTEC/INPE (Método) e apresenta o acumulado entre as 12 UTC do dia anterior até as 12 UTC do dia atual, totalizando o acumulado diário de 24horas. Na ferramenta, a precipitação observada é acumulativa. Assim, 24h apresenta a precipitação acumulada de 24h de três dias atrás. Já o ítem 48h apresenta a precipitação acumulada de 24 com 48h (dois dias). Finalizando, o ítem 72h apresenta a precipitação acumulada de 24 com 48 e com 72h, ou seja, acumulada dos últimos três dias.

A precipitação prevista utiliza os modelos numéricos BRAMS e Eta e apresentam os acumulados diários compreendendo os intervalos entre a 00 UTC do dia atual até as 00 UTC do próximo dia. Na ferramenta, neste caso, a precipitação prevista NÃO é acumulativa. Assim, o ítem 24h apresenta a precipitação prevista somente do primeiro dia, o de 48h apresenta a precipitação somente do segundo dia e, por último, o de 72h apresenta a precipitação somente do terceiro dia.

Previsão
para as Cidades

Obs: Digite no mínimo as 3 primeiras letras
NotÍcias MeteorolÓgicas
coloque a PrevisÃo em seu Site
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright 2016 CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco